Notícia

Cresce temor de contágio da varíola do macaco via animais

  • Terra -

França registra primeiro caso de contaminação de um cachorro, a partir de seus donos, pela varíola dos macacos. A notícia sobre o primeiro caso registrado na França de um cachorro infectado pela varíola dos macacos, contraindo a doença de seus donos, acende mais um sinal de alerta para o surto mundial.

O relato foi publicado na quarta-feira passada (10), na revista científica "The Lancet", indicando que o pet desenvolveu as lesões 12 dias depois de seus donos. Os estudos identificaram o vírus geneticamente igual ao dos humanos que convivem com o animal.

Para Gonzalo Vecina, médico e ex-diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre 1999 e 2003, à medida em que são criados repositórios em animais para o vírus, aumenta a probabilidade de existirem novas cadeias de infecção.

"A ideia a partir dos primeiros casos da doença era isolar os infectados para contaminar o menor número de pessoas, conter a transmissão até finalizar o processo e erradicar, mas isso não ocorreu e chegamos ao quadro atual", relata o médico.

Descoberta sobre varíola requer atenção
Jamal Suleiman, médico infectologista do Hospital Emílio Ribas, afirma que a descoberta documenta mais uma vez o vínculo de transmissão entre mamíferos, deixando-os vulneráveis à infecção.

"Ao ter reservatórios em outros animais, principalmente em pets, podemos perpetuar e ampliar o número de vetores para transmitir a doença, não só entre humanos, mas destes para animais e vice-versa, constituindo um risco adicional", adverte Suleiman.

De acordo com Vecina, diante desse fato, fica a expectativa de que os pets tenham dificuldade de passar a doença para outros animais. Também ressalta a importância de criarmos meios para isolar os bichos com sintomas para controlar a disseminação.

Origem e transmissão da varíola dos macacos
O nome monkeypox se origina da descoberta inicial do vírus em macacos, em 1958, em um laboratório dinamarquês. De acordo com informações da Fundação Oswaldo Cruz, o primeiro caso humano foi identificado em 1970, em uma criança do Congo, e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria dos animais suscetíveis a este tipo de varíola são roedores, como ratos e cães-da-pradaria.

A Fundação declarou ser a primeira vez que muitos casos de monkeypox são relatados simultaneamente em diferentes países, mas que a mortalidade permanece baixa.

China envia tropas para a Rússia em meio a tensão com os EUA Anterior

China envia tropas para a Rússia em meio a tensão com os EUA

Pedido de namoro que chegou atrasado obriga Correios a indenizar manicure em R$ 5mil Próximo

Pedido de namoro que chegou atrasado obriga Correios a indenizar manicure em R$ 5mil

Deixe seu comentário